COLUNA DO HUMBERTO MENDES 24/01/18

 Texto de 24/01/18

 

Quem tem um bom  Sindicato, tem

muito mais direitos do que pode imaginar.

 

Esta é uma das mais irrefutáveis verdades que há séculos permeia a vida do ser humano, seja na sua condição de pessoa física e também na de pessoa jurídica. É só observar as lutas em defesa dos direitos de trabalhar e de produzir tudo o que a humanidade precisa. Lamentavelmente, algumas pessoas desinformadas, quando ouvem a palavra Sindicato  a primeira coisa que pensam é em lutas fratricidas como tantas que já vivemos através dos tempos, não só por culpa dos Sindicatos de trabalhadores, mas também, .daqueles que intentam contra os direitos destes. Muita gente teve dificuldade para entender o fim da escravidão, o que felizmente está acabando.

A verdade é que os Sindicatos patronais vieram depois para melhorar não apenas as relações de trabalho entre todos, mas também para aprimorar a qualidade da produção em todas as atividades do ser humano. E aí podemos lembrar do extraordinário desenvolvimento do parque industrial mundial que transforma tudo o que a natureza nos oferece em produtos para todas as aplicações que a vida exige do ser humano. Isso sem falar no desenvolvimento que o nosso parque industrial alcançou em pouco tempo em todos os segmentos da economia.

Na área de serviços não foi muito diferente e vamos citar apenas o nosso setor, a publicidade, como exemplo.  Temos hoje no banco de dados da Fenapro, quase 15.000 empresas contribuintes do imposto sindical.  É um número grande sim, se considerarmos que nem todos os mercados brasileiros tem uma atividade muito bem desenvolvida no segmento.

Mas essas agências, mesmo não sendo todas filiadas aos nossos Sinapros - Sindicatos das Agencias de Propaganda dos Estados, por fazerem parte da categoria profissional, recebem todas as vantagens e benefícios que a Fenapro e os Sinapros oferecem em termos de atendimento jurídico: direito autoral, orientações para licitações, direito trabalhista e um sem número de orientações profissionais, técnicas, variadíssimas como design thinking, gestão empresarial, palestras voltadas para os profissionais atuantes em todas as áreas das agências e principalmente apoiando o tempo todo, à formação de jovens profissionais para o setor.

Todo esse trabalho da Fenapro e dos Sinapros, tem sido possível graças ao esforço das agências que sempre honraram  o compromisso de recolher a taxa anual do imposto sindical, o como também os pequenos custos de suas filiações aos Sindicatos.

Por isso estamos sugerindo emitir o boleto como vem sendo feito anualmente e manter o compromisso que também é nosso de continuar lutando pela valorização e crescimento da nossa atividade.

Em caso de dúvidas sobre o pacote de vantagens e benefícios oferecidos nesta matéria, é só chamar que estamos à inteira disposição.

Humberto Mendes